Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DE PRESCRIÇÕES MÉDICAS DE MEDICAMENTOS EM UMA EMERGÊNCIA HOSPITALAR

HIGHLIGHTS

  1. Nenhuma amostra obteve 100% de adesão às recomendações de segurança.

  2. O item Número/Letra do leito apresentou adesão de 25,51%.

  3. A identificação de medicamentos com nomes semelhantes ocorreu em 0,23%.

  4. A maioria dos medicamentos potencialmente perigosos apresentou adesão ≤ 79%.

RESUMO

Objetivo:

avaliar a adesão das prescrições médicas de medicamentos às recomendações para segurança do paciente por meio do checklist - Lista de Verificação de Segurança na Prescrição de Medicamentos.

Método:

trata-se de um estudo observacional, transversal, realizado entre maio a junho de 2022, com 341 prescrições médicas de medicamentos, numa emergência hospitalar no interior da Bahia - Brasil, cujos dados foram analisados através de análise descritiva.

Resultados:

80% a 89% das prescrições tiveram adesão às recomendações de segurança; o item de maior adesão foi identificação da data da prescrição, menor adesão foi possuir medicamentos com nomes semelhantes identificados com caixa alta ou negrito. Cerca de 18,63% (n=514) dos medicamentos prescritos fazem parte da lista de medicamentos potencialmente perigosos de uso hospitalar.

Conclusão:

a avaliação das prescrições médicas de medicamentos evidenciou barreiras existentes na prática clínica, o que possibilita a elaboração de mecanismos mais efetivos para promoção da segurança do paciente.

DESCRITORES:
Prescrições de Medicamentos; Segurança do Paciente; Eventos Adversos; Serviço Hospitalar de Emergência.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br