Acessibilidade / Reportar erro

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE TRATAMENTO INTEGRAL DE FERIDA

RESUMO

Objetivo:

analisar os perfis demográfico, clínico e terapêutico dos pacientes atendidos em uma Unidade de Tratamento Integral de Ferida.

Método:

estudo quantitativo, retrospectivo, que analisou relatórios gerenciais e prontuários de pacientes com feridas crônicas atendidos em uma Unidade de Tratamento Integral de Ferida, em Vitória da Conquista-Bahia, Brasil. Os dados, coletados em fevereiro de 2020, foram submetidos a análises descritiva e inferencial e, para a associação entre variáveis, foi utilizado o teste Qui-quadrado com valor de p<0,05.

Resultados:

dentre os 176 pacientes, média de idade de 71,4 anos (DP±16,5). Houve associação estatística entre incontinência fecal e Lesão por pressão estágio dois (p=0,018); Diabetes Mellitus e Lesão por pressão estágio três (p<0,001); Alzheimer e lesão por dispositivo médico (p=0,028); Diabetes Mellitus e Úlcera Diabética (p<0.001); insuficiência vascular e Úlcera Venosa (p<0.001).

Conclusão:

o conhecimento dos perfis propicia a fundamentação da assistência integral prestada por uma unidade especializada, não hospitalar, em feridas.

DESCRITORES
Lesão por Pressão; Úlcera; Assistência Hospitalar; Assistência Ambulatorial; Assistência Domiciliar

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br