Acessibilidade / Reportar erro

REPERCUSSÕES DA BRAQUITERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA E FUNCIONALIDADE NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE COLO UTERINO

RESUMO

Objetivo:

avaliar a repercussão da braquiterapia sobre funcionalidade e qualidade de vida de mulheres com câncer de colo uterino.

Método:

estudo transversal descritivo, desenvolvido entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, com 33 mulheres com neoplasia uterina em tratamento braquiterápico, acompanhadas no Centro Oncológico do Nordeste - Brasil. Foi aplicado o instrumento Funtional Assessment of Cancer Theraphy – Cervix Cancer. Foram comparadas as médias das subescalas e analisada a correlação entre elas por meio da aplicação dos testes ANOVA e t de Student.

Resultados:

foram evidenciadas demandas voltadas para a autoimagem, sexualidade e queixas urinárias. A média de preocupações adicionais foi menor na faixa de 50-59 quando comparada com a média da faixa de 31-49 (p=0,004) e com a de 60-75 (p=0,002).

Conclusão:

abordar assuntos voltados para sexualidade e queixas urinárias contribuem para a identificação precoce dos sintomas ocasionados pela braquiterapia, assim como implementação de medidas, proporcionando qualidade de vida à paciente.

DESCRITORES
Neoplasias do Colo do Útero; Saúde da Mulher; Oncologia; Braquiterapia; Qualidade de Vida

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br