Acessibilidade / Reportar erro

SENTIMENTOS DE MULHERES ADVINDOS DA EXPERIÊNCIA EM UM PROCESSO DE ABORTAMENTO

SENTIMIENTOS DE MUJERES ADVENIDOS DE LA EXPERIENCIA DE UN PROCESO DE ABORTAMIENTO

RESUMO

Objetivo:

conhecer os sentimentos advindos da experiência de mulheres em um processo de abortamento.

Método:

estudo qualitativo, desenvolvido em uma maternidade pública de Teresina-PI, entre agosto e setembro de 2018. Participaram 14 mulheres que passaram por abortamento. As categorias emergiram da análise de conteúdo temática.

Resultados:

sentimentos surgiram diante da descoberta da gravidez, como a surpresa e o susto por não saberem da gestação até o momento do abortamento. O processo de abortamento trouxe reflexões sobre a situação em que se encontravam. Identificou-se sentimentos como tristeza, medo, desespero, impotência e angústia, além de desconfortos físicos. A pretensão de não engravidar novamente e o desejo de realizar o procedimento de laqueadura foi justificado por estarem desesperançosas e com medo dessa situação se repetir.

Conclusão:

conheceram-se sentimentos que mostram que o processo de abortamento é uma vivência complexa e ao mesmo tempo marcada por conflitos psicológicos, caracterizando um evento completamente traumatizante.

DESCRITORES
Aborto; Direitos Sexuais e Reprodutivos; Direitos Humanos; Saúde Pública; Saúde da Mulher

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br