Acessibilidade / Reportar erro

SEXUALIDADE DA PESSOA IDOSA: VIVÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E IDOSOS

RESUMO

Objetivo:

verificar as vivências de profissionais de saúde e idosos relacionadas à sexualidade da pessoa idosa.

Método:

qualitativo, realizado com 23 profissionais de saúde e 12 idosos da Atenção Primária à Saúde, em Queimadas/PB - BR, no período de março a abril de 2021. Utilizou-se questionário e entrevista, cujos dados foram processados pelo software IRAMUTEQ.

Resultados:

corpus textual com 35 textos e 131 Segmentos de Textos, equivalente a 71,2% de retenção, originando cinco classes, sendo as classes um e quatro relacionadas à população de idosos. Já as classes dois, três e cinco são atribuídas aos profissionais de saúde.

Conclusão:

evidenciou-se a necessidade de informar e educar os idosos em saúde, no sentido de empoderá-los de conhecimento, mudando concepções pré-estabelecidas sobre a sexualidade; e de capacitação dos profissionais para discutir e trabalhar a temática. Enfatiza-se a importância da educação em saúde como estratégia para ampliar a qualidade de vida dos idosos.

DESCRITORES:
Sexualidade; Envelhecimento; Idoso; Pessoal de Saúde.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br