Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DE CASOS PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE PLURIPATOLOGIA E CUIDADORES FAMILIARES

RESUMO

Objetivo:

compreender a experiência de Enfermeiros e tomadores de decisão na implementação do modelo de gerenciamento de caso no cuidado a pacientes com pluripatologias e seus cuidadores familiares.

Método:

estudo descritivo qualitativo com enfermeiras e profissionais tomadores de decisão, Bogotá - Colômbia. Análise de conteúdo de diários de campo e entrevistas semiestruturadas em 2019-2020. Processamento e análise de dados com ATLAS-Ti.

Resultados:

participaram seis enfermeiras e dois profissionais tomadores de decisão. Categorias emergentes: Percepção da enfermagem sobre a temática do cuidado patológico múltiplo e seu meio social; Experiência assistencial de enfermagem no gerenciamento de casos: papéis, contribuições e dificuldades; Implementação do modelo de gestão de casos no contexto colombiano: implementação, efetivação e papel dos profissionais.

Conclusão:

Os gestores de casos requer experiência e habilidades para se comunicar adequadamente. O gerenciamento de casos melhora a qualidade de vida, a adesão terapêutica, a utilização de serviços de saúde e reduz a sobrecarga.

DESCRITORES
Gestão de caso; Multimorbidade; Enfermagem; Cuidadores; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br