Acessibilidade / Reportar erro

O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CUIDADO À CRIANÇA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA

HIGHLIGHTS

  1. A história em quadrinhos estimula a participação no cuidado.

  2. A história em quadrinhos é uma ferramenta para avaliação ampliada.

  3. Recurso que facilita e qualifica a assistência de enfermagem.

  4. Instrumento útil em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

RESUMO

Objetivo:

Conhecer a participação da criança no cuidado de Enfermagem a partir de uma intervenção lúdica na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

Método:

Estudo qualitativo, realizado entre outubro de 2022 a fevereiro de 2023 na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com dez crianças entre cinco e 11 anos, no Maranhão, Brasil. Utilizou-se uma história em quadrinhos sobre crianças hospitalizadas. Optou-se pela Análise Temática de Minayo para análise dos dados.

Resultados:

A participação da criança no cuidado deu-se por liberdade de expressão e estímulo a conhecer a situação clínica de forma própria para a idade. O uso dos quadrinhos mostrou-se uma tecnologia para brincar, educar e cuidar, pois reuniu elementos lúdicos e educativos capazes de intervir nessas três dimensões.

Conclusão:

A participação da criança no cuidado envolveu escuta sensível, comunicação adequada para a idade, abordagem inclusiva e o permitir ser criança enquanto aprende sobre si e o ambiente.

DESCRITORES:
Humanização da assistência; História em quadrinhos; Jogos e brinquedos; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; Tecnologia.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br