Acessibilidade / Reportar erro

EXPERIÊNCIAS DOS PRESTADORES DE CUIDADOS A IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA

HIGHLIGHTS

  1. Aspectos qualitativos dos cuidados prestados aos idosos institucionalizados durante a pandemia.

  2. Desenvolvimento da ligação emocional: a compaixão como fator de proteção face à adversidade.

  3. Cuidar do cuidador de idosos: empatia, compromisso e respeito.

  4. Fatores facilitadores do cuidado em situação de Pandemia.

RESUMO

Objetivo:

Desvelar as vivências de cuidadores de idosos que residem em instituições de longa permanência, durante o confinamento no contexto da pandemia de Covid-19.

Método:

Método: pesquisa qualitativa, descritiva, através de estudo de caso intrínseco. Amostra intencionada por critério e conveniência de seis cuidadores, Região de Los Ríos, Chile, entrevista semiestruturada foi realizada no ano de 2021. Análise através de comparação constante e redução progressiva. A validade foi garantida pelo cumprimento de critérios de rigor, triangulação por especialistas.

Resultados:

489 unidades de significado deram origem a quatro grupos temáticos: Significado de ter vivido a experiência, fatores facilitadores, fatores dificultadores e recomendações. Emergiram dois domínios: Contribuição dos cuidadores para o reforço do seu papel durante a pandemia e Contribuição para o reforço da gestão. Conclusões: permite reconhecer e validar o vínculo afetivo, o empenho e a vocação dos prestadores de cuidados, aspectos fundamentais a reforçar através do aconselhamento e da formação para garantir a qualidade dos cuidados.

Palavras chave:
Instituicão de Longa Permanência para Idosos; Cuidadores; Pandemia; Estresse Psicológico.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br