Acessibilidade / Reportar erro

VIOLÊNCIA INTERPESSOAL CONTRA ADOLESCENTES: ANÁLISE DOS CASOS NOTIFICADOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

HIGHLIGHTS

  1. Maior prevalência de violência interpessoal contra adolescentes do sexo masculino.

  2. Maior prevalência de violência interpessoal contra adolescentes de raça negra.

  3. A vigilância de violência é essencial para interrupção do ciclo da violência.

RESUMO

Objetivo:

identificar a frequência de notificação de violência interpessoal contra adolescentes no Espírito Santo - Brasil, e os fatores associados.

Método:

estudo transversal com dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação de 2011 a 2018. As associações foram testadas pelo teste qui-quadrado de Pearson e regressão de Poisson.

Resultados:

a frequência de violência interpessoal foi de 72,2%. O desfecho esteve associado a adolescentes do sexo masculino; com idade de 10 a 12 anos; da raça/cor preta/parda; que não apresentavam deficiências/transtornos; à ocorrência em via pública; aos agressores do sexo masculino e que estavam sob suspeita de consumo de álcool (p< 0,05).

Conclusão:

a violência interpessoal é um agravo de sérias implicações ao longo da vida. Esse estudo contribui para revelar a importância da vigilância de violência, a fim de conhecer a magnitude do agravo, bem como suas características para promoção da saúde, prevenção do evento e intervenção.

DESCRITORES:
Violência; Adolescente; Notificação; Sistemas de Informação em Saúde; Estudos transversais

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br