Acessibilidade / Reportar erro

USO E ADESÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL POR RESIDENTES: VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE MEDIDA

HIGHLIGHTS

  1. Há evidência de baixa adesão a EPI entre residentes.

  2. O instrumento é válido para avaliar o uso de EPI.

  3. O instrumento validado avalia a adesão a medidas de biossegurança.

  4. O instrumento pode direcionar ações visando a proteção dos residentes.

RESUMO

Objetivo:

Validar o instrumento de medida que avalia o uso e a adesão de equipamentos de proteção individual entre os residentes de saúde.

Método:

Estudo metodológico desenvolvido em ambiente virtual entre agosto de 2020 e março de 2021 com residentes da atenção primária e hospitalar das cinco regiões do Brasil. Os participantes responderam a versão adaptada para residentes do “E.P.I.-APS”. Utilizou-se a análise fatorial confirmatória para validação do instrumento.

Resultados:

Participaram 227 residentes, sendo maioria mulher cis (82,8%), atuavam na região Sudeste (58,1%) e em atenção hospitalar (47,6%). A estrutura em oito domínios (gorro/touca; luvas; comportamento de segurança; máscara N95; higienização das mãos; avental/capote; máscara cirúrgica; óculos de proteção/protetor facial) foi confirmada. Apenas dois itens com carga fatorial inferior a 0,5 foram mantidos.

Conclusão:

O instrumento é válido para mensurar o uso e adesão aos equipamentos de proteção individual entre residentes, o que contribui para direcionar a formação e a segurança laboral.

DESCRITORES:
Inquéritos e questionários; Estudo de validação; COVID-19; Equipamento de proteção individual; Internato e residência.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br