Acessibilidade / Reportar erro

SOBRECARGA DOS CUIDADORES FAMILIARES DE ADOECIDOS POR CÂNCER EM CUIDADOS PALIATIVOS* * Artigo extraído da dissertação do mestrado “Cartilha ‘Aprendendo Melhor a Cuidar de Si’ para o Autocuidado do Cuidador de Adoecidos pelo Câncer”, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil, 2021.

HIGHLIGHTS

  1. Os cuidadores principais, em sua maioria, são mulheres.

  2. Os cuidadores apresentam problemas de saúde.

  3. Possuem sobrecarga de moderada a severa.

  4. Algumas doenças aumentam a sobrecarga do cuidador.

RESUMO

Objetivo:

analisar a correlação entre sobrecarga dos cuidadores familiares de adoecidos por câncer em Cuidados Paliativos e as variáveis sexo, idade, problemas de saúde e tempo de cuidado.

Método:

estudo descritivo correlacional com amostra não probabilística de 147 cuidadores familiares, na Clínica de Cuidados Paliativos Oncológicos, em 2021, na cidade de Belém do Pará - Brasil. Utilizou-se a Escala de Sobrecarga de Zarit para coleta de dados com análise estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

86 (58,5%) dos cuidadores eram do sexo feminino, 66 (44,9%) cuidadores se sentem “Muito sobrecarregados”, 104 (70,7%) apresentaram sobrecarga Moderada a Severa. Não houve consistência para concluir as variáveis sexo, faixa etária, problemas de saúde ou tempo de cuidado uma relação estatisticamente significante (p>0,05).

Conclusão:

espera-se que os resultados contribuam para aumentar o conhecimento do tema, subsidiando a prática assistencial, e na formulação de políticas públicas para o atendimento das necessidades dos cuidadores de familiares adoecidos por câncer.

DESCRITORES:
Sobrecarga; Cuidadores; Cuidados Paliativos; Enfermagem Oncológica; Neoplasias.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br