Acessibilidade / Reportar erro

EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE DESMAME MATERNO ENTRE PRIMÍPARAS: ESTUDO QUALITATIVO

HIGHLIGHTS

  1. Desmame motivado por desgaste físico e emocional materno.

  2. Desmame abrupto e gradual.

  3. Sentimentos contraditórios maternos como consequências do desmame.

  4. Desmame vivenciado de forma desagradável, gerando sofrimento.

RESUMO

Objetivo:

compreender a experiência do processo de desmame para as mães primíparas de um município do interior do Ceará, Brasil.

Método:

estudo descritivo e qualitativo, realizado com oito mulheres, mediante entrevistas semiestruturadas. Coleta de dados de agosto de 2022 a março de 2023, na Atenção Primária à Saúde, adotando-se a análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

emergiram três categorias temáticas: motivos para a mãe decidir sobre o desmame; estratégias empregadas pela mãe para realizar o desmame; e consequências do desmame para a mãe e a criança. As percepções maternas sobre a motivação do desmame relacionaram aspectos comportamentais da criança e necessidades maternas. Variadas estratégias foram classificadas em desmame gradual ou abrupto, que geraram mudanças no comportamento das crianças e sentimentos contraditórios nas mães. Considerações finais: o desmame é vivenciado de forma desagradável, gerando sofrimento. Desvela-se a desassistência por profissionais e a necessidade de ampliação de estudos.

DESCRITORES:
Aleitamento Materno; Desmame; Acontecimentos que Mudam a Vida; Relações Mãe-Filho; Saúde Materno-Infantil.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br