Acessibilidade / Reportar erro

CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA GAMIFICADA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

CREACIÓN Y APLICACIÓN DE UNA ESTRATEGIA DE GAMIFICACIÓN EN LA ENSEÑANZA DE GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA

RESUMO

Objetivo:

apresentar a construção, aplicação e avaliação de uma estratégia gamificada de ensino de metodologia científica a graduandos de enfermagem.

Método:

diagnóstico dos problemas da disciplina Metodologia Científica do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará; construção da estratégia; aplicação em seis turmas ao longo de três semestres, entre 2017 e 2018; avaliação dos impactos e aceitação.

Resultados:

construção de um sistema de evolução heurístico, com impactos na assiduidade e pontualidade e autoavaliação positiva da estratégia.

Considerações Finais:

a estratégia gamificada se mostrou eficaz na melhoria do engajamento de graduandos de enfermagem e com potencial para ser uma ferramenta pedagógica inovadora no ensino de enfermagem. A adoção de uma estrutura de evolução heurística distancia esta estratégia de iniciativas artificiais com uso isolado de elementos de jogos. Avaliações mais rígidas, com grupo controle, ainda são necessárias.

DESCRITORES:
Ensino; Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Metodologia; Jogos e Brinquedos

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br