Acessibilidade / Reportar erro

TELESSIMULAÇÃO COMO MÉTODO REMOTO DE ENSINO EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

HIGHLIGHTS

  1. Telessimulação: inovação no treinamento em Ressuscitação Cardiorrespiratória.

  2. Telessimulação como método potencializador de aprendizagem para profissionais de saúde.

  3. Telessimulação: evidencia aumento de acertos entre pré e pós-testes.

RESUMO

Objetivo:

descrever a experiência na elaboração e implementação de um curso remoto sobre Reanimação Cardiopulmonar para profissionais de saúde por meio da Telessimulação.

Desenvolvimento:

relato de experiência de um curso para capacitação em Reanimação Cardiopulmonar, desenvolvido com 227 profissionais de saúde entre junho e julho de 2021, de forma remota e síncrona, no estado do Rio de Janeiro - Brasil. O curso foi ministrado para 35 turmas por meio da aplicação de: pré-teste; videoaula e pós-teste 1; e Telessimulação e pós-teste 2 com avaliação de percepção. Na avaliação, a Telessimulação se destacou como estratégia de motivação para maior aprendizado sobre o tema, evidenciado pelo aumento do número de acertos entre os testes.

Conclusão:

o curso teve interesse dos participantes e se mostrou como estratégia de aprendizagem, sendo, ainda, considerado uma possibilidade de inovação para a educação permanente em saúde.

DESCRITORES:
Treinamento por Simulação; Simulação de Paciente; Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade; Educação em Saúde

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br