Acessibilidade / Reportar erro

ALGORITMO DE INDICAÇÃO DE ACESSO VENOSO PARA RECÉM-NASCIDOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

HIGHLIGHTS

  1. Indicação de acesso venoso neonatal

  2. Atuação do enfermeiro na seleção de acessos venosos

  3. Prática de terapia infusional neonatal

RESUMO:

Objetivo:

apresentar um algoritmo de indicação de acessos venosos para recém-nascidos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Desenvolvimento:

estudo descritivo realizado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no sul do Brasil, no período de 2017 a 2020 em duas etapas de idealização: desenho do algoritmo; e a adequação baseada na aplicação conforme observações realizadas pelos enfermeiros envolvidos. O algoritmo desenvolvido contemplou a previsão de acesso venoso para pacientes com indicação de cirurgia abdominal e outras cirurgias, prematuros estratificados em idade gestacional superior e inferior a 30 semanas, cardiopatias com dependência ou não de canal arterial e hipoglicemia neonatal persistente. De acordo com a rede venosa, número de terapias prescritas, jejum, antibioticoterapia e drogas vasoativas, há indicação inicial de um tipo de cateter que pode ser seguido de outro de acordo com a necessidade.

Conclusão:

a participação do enfermeiro na indicação de acesso venoso integra as práticas interprofissionais e incrementa a assistência neonatal.

DESCRITORES:
Enfermagem; Cateteres; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Neonatologia.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br