Acessibilidade / Reportar erro

CÂNCER DE MAMA E ANÁLISE DOS FATORES RELACIONADOS AOS MÉTODOS DE DETECÇÃO E ESTADIAMENTO DA DOENÇA

RESUMO

Objetivo:

descrever o perfil das mulheres acometidas pelo câncer de mama e avaliar os aspectos relacionados aos métodos de detecção e estadiamento da doença e suas associações.

Método

estudo transversal, com 350 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, atendidas em centros especializados de Pernambuco - Brasil, entre junho de 2018 e janeiro de 2019. Para a análise, foram realizadas associações e comparações com o teste Qui-quadrado.

Resultados

40,3% da amostra tinha <50 anos, o autoexame foi o método prevalente de detecção (74,9%) em todas as faixas etárias, com associação significativa para estádios mais avançados da doença, >70% da amostra.

Conclusão:

a detecção pelo autoexame foi expressiva e estava relacionada com estádios mais avançados do câncer de mama, principalmente em faixas etárias mais jovens. Diante dos resultados, os atores envolvidos com a saúde da mulher poderão desenvolver novas estratégias para intensificar o rastreamento populacional.

DESCRITORES
Neoplasias da Mama; Detecção Precoce de Câncer; Programas de Rastreamento; Estadiamento de Neoplasias; Saúde da Mulher

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br