Acessibilidade / Reportar erro

EFICÁCIA DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES NO CATETER VENOSO PERIFÉRICO

RESUMO

Objetivo

avaliar a eficácia de uma intervenção educativa de prática baseada em evidências na prevenção de complicações no cateter venoso periférico.

Método

estudo observacional com intervenção educativa para profissionais de enfermagem de um hospital de Minas Gerais, Brasil, sobre as técnicas de flushing, push-pause e locking. Amostragem por conveniência: 181 cateteres no grupo pré-intervenção e 157 no pós-intervenção. Avaliaram-se a incidência de complicações e comparação pelos testes do Qui-quadrado e exato de Fisher.

Resultados

a incidência de complicações no grupo pós-intervenção foi: 4,5% para obstrução (p=0,000), 10,8% para remoção acidental (p=0,265) e 1,9% para flebite (p=0,847). A utilização das técnicas de flushing, push-pause e locking resultaram em significativa redução na incidência de obstrução.

Conclusão

a intervenção educativa possibilitou conhecimento atualizado e a implementação do flushing, push-pause e locking nas práticas de enfermagem. O estudo é uma contribuição para o planejamento de intervenção de enfermagem para reduzir a ocorrência de obstrução.

DESCRITORES:
Enfermagem; Cateterismo Periférico; Obstrução do Cateter; Segurança do Paciente; Prática Clínica Baseada em Evidências

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br