Accessibility / Report Error

PERSPECTIVAS DE EGRESSOS DE ENFERMAGEM DE CURSOS STRICTO SENSU SOBRE O MUNDO DO TRABALHO

RESUMO

Objetivo:

identificar o ponto de vista de egressos de cursos de pós-graduação stricto sensu sobre as contribuições de tal qualificação para a atuação no mundo do trabalho; e discutir dificuldades e facilidades vivenciadas pelos egressos no contexto laboral, considerando o processo de qualificação nos cursos de pós-graduação stricto sensu.

Método:

estudo qualitativo, realizado em três universidades fluminenses no Brasil, realizado com 25 enfermeiros, cuja coleta ocorreu de abril a junho de 2019. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e o tratamento dos dados ocorreu por meio da análise temática de conteúdo.

Resultados:

a qualificação repercutiu positivamente, proporcionando diversificadas oportunidades de empregos e conferindo maior reconhecimento profissional. A configuração da organização laboral e das relações interpessoais são elementos que dificultam ou facilitam o trabalho, resultando em prazer ou sofrimento.

Conclusão:

a contribuição deste estudo foi analisar a percepção de egressos sobre a importância conferida à qualificação profissional, apresentado um ponto de vista diferenciado.

DESCRITORES
Enfermagem; Educação; Qualificação Profissional; Educação de pós-graduação em enfermagem; Trabalho

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br