Acessibilidade / Reportar erro

ADENOCARCINOMA CERVICAL E ABANDONO TERAPÊUTICO: A ÓTICA DOS ENFERMEIROS EM UMA CIDADE DO EXTREMO NORTE BRASILEIRO

RESUMO

Objetivo:

descrever, na perspectiva do enfermeiro, as causas de abandono das usuárias em tratamento do adenocarcinoma cervical e analisar as propostas para diminuir esse abandono.

Método:

o estudo é descritivo, qualitativo, do tipo investigação narrativa. Participaram sete enfermeiros assistencialistas, atuantes em uma unidade de alta complexidade oncológica, na cidade de Macapá, capital do estado do Amapá, Brasil. O estudo foi realizado no período de três a 20 de dezembro de 2019. Os dados foram submetidos à análise temática categorial.

Resultados:

emergiram duas categorias: principais causas de abandono das usuárias em tratamento do adenocarcinoma cervical e estratégias do enfermeiro para a diminuição do abandono do tratamento pelas usuárias.

Conclusão:

para favorecer o resgate das usuárias, os enfermeiros participantes propõem consulta de Enfermagem e um plano de ação multiprofissional, respeitando as singularidades de cada mulher.

DESCRITORES
Enfermagem; Adenocarcinoma; Evasão do Paciente; Adesão ao Tratamento; Enfermeiro

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br