Acessibilidade / Reportar erro

CONDIÇÕES DE TRABALHO ENTRE DIFERENTES CATEGORIAS PROFISSIONAIS DA ÁREA HOSPITALAR

COMPARACIÓN DE LAS CONDICIONES DE TRABAJO ENTRE DIFERENTES CATEGORÍAS PROFESIONALES DEL ÁREA HOSPITALARIA

RESUMO

Objetivo

comparar as condições de trabalho em relação à demanda, controle e suporte social entre profissionais da enfermagem, nutrição e higiene e limpeza.

Método

estudo quantitativo com 227 profissionais de um hospital geral do estado de São Paulo, Brasil, por meio da aplicação do Job Content Questionnaire. Para as análises, foi utilizado o software SPSS e testes estatísticos.

Resultados

os profissionais da limpeza exibiram condições sociais de vida inferiores, com renda até dois salários-mínimos (88,5%); sem ensino superior (98,7%); classe social CDE (78,2%); cor negra ou parda (55,2%). Em relação à demanda, não houve diferenças significativas entre as equipes. Quanto ao controle, a enfermagem apresentou melhores condições e a limpeza as piores. A enfermagem apresentou melhores índices de suporte social e a nutrição os piores.

Conclusão

salientou-se que é necessária a implementação de estratégias de melhoria das condições de trabalho para minimizar o estresse e o adoecimento.

DESCRITORES
Saúde do Trabalhador; Estresse Laboral; Ambiente de Trabalho; Desgaste Profissional; Apoio Social

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br