Acessibilidade / Reportar erro

DIMENSÃO PRÁTICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE AS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS

DIMENSIÓN PRÁCTICA DE LAS REPRESENTAÇCIONES SOCIALES DE LOS PROFESIONALES DE LA SALUD SOBRE LAS ENFERMEDADES DESATENDIDAS

RESUMO

Objetivo

analisar a dimensão prática das representações sociais de profissionais de saúde sobre as doenças negligenciadas.

Método

estudo qualitativo, apoiado na Teoria das Representações Sociais, desenvolvido entre março e outubro de 2018, em unidades de atenção primária e secundária de um município do interior da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados por meio da entrevista em profundidade e submetidos à análise lexical utilizando o software IRAMUTEQ.

Resultados

as representações sociais foram constituídas por uma dimensão prática que descreveu o processo assistencial dos profissionais de saúde com suas dificuldades e potencialidades no enfrentamento das doenças negligenciadas.

Conclusão

a dimensão prática das representações sociais apontou a necessidade de políticas públicas direcionadas as doenças negligenciadas, práticas de cuidado na educação permanente em saúde e formação profissional com integralidade do cuidado.

DESCRITORES
Doenças Negligenciadas; Enfermagem em Saúde Pública; Pessoal de Saúde; Gestor de Saúde; Pobreza

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br