Acessibilidade / Reportar erro

A CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL SOB A ÓTICA DA TEORIA DO CUIDADO DE KRISTEN SWANSON

RESUMO

Objetivo:

compreender os significados atribuídos pelas mulheres amazônidas quanto à consulta de Enfermagem pré-natal.

Método:

estudo descritivo, exploratório e qualitativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com a participação de 14 gestantes numa unidade básica de saúde do Estado do Pará, Brasil, entre os meses de agosto a novembro de 2020. Os dados foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo e sustentados com base na ótica da Teoria do Cuidado de Kristen Swanson.

Resultados:

o pré-natal deve ser voltado para a criação de vínculo e da singularidade da mulher amazônica, permitindo a sua compreensão a fim de que atenda às especificidades das mulheres, articulando a atenção a saúde integral, uma relação de conhecer e estar com a mulher e família, para relações de troca e envolvimento, fornecendo um elo à saúde materna.

Conclusão:

conceitos da teoria do cuidado permitem que o enfermeiro esteja com a mulher e forneça um cuidado individualizado, singular, particularizado dentro do contexto no pré-natal.

DESCRITORES:
Enfermagem; Gravidez; Cuidado Pré-natal; Serviços de Saúde Materno-Infantil; Teoria de Enfermagem.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br