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Juventudes, patrimônio disposicional e aprendizagem situada: proposição de um modelo teórico para pesquisas

Juventud, patrimonio disposicional y aprendizaje situado: proposición de un modelo teórico para la investigación

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é articulara discussão entre meios populares, patrimônio disposicional e aprendizagem situada, propondo um modelo teórico para pesquisas futuras. Sugere-se que o patrimônio disposicional dos jovens de meios populares (inclinações, comportamentos e práticas sociais) seja forjado em trajetórias individuais e contextuais, implicando o processo de aprendizagem situada e a socialização. A proposta traz contribuições para a compreensão sobre juventude de uma perspectiva sociológica e de práticas sociais, diferentemente de pesquisas conduzidas no mainstream da Administração, que tendem a focalizar a formação profissional e inserção dos jovens no mercado de trabalho do ponto de vista do comportamento organizacional. Após a articulação entre os conceitos, aponta-se um modelo teórico que pode orientar estudos empíricos. Ao fim, são apresentadas algumas possibilidades para a condução dessas pesquisas.

Palavras-chave:
Ensaio teórico; Jovens; Patrimônios disposicionais; Aprendizagem situada

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