Acessibilidade / Reportar erro

DESIGUALDADES GLOBAIS: filiações teóricas e críticas radicais1 1 Artigo publicado originalmente com o título “Desigualdades globais avant la lettre: Contribuição de Immanuel Wallerstein”, na revista Socio, v. 15, p. 71-91, 2021. Agradecemos a autora e a revista pela autorização para publicá-lo em português. Nesta versão, a autora modificou o subtítulo. Tradução: Raquel Coelho. Revisão da Tradução: Manuela Boatcă.

GLOBAL INEQUALITIES: theorical affiliations and radical critiques

LES INÉGALITÉS MONDIALES: affiliations théoriques et critiques radicales

Este artigo argumenta que a abordagem do sistema-mundo de Immanuel Wallerstein foi fundamental para revelar pontos cegos teóricos e metodológicos da Sociologia e para formular um quadro abrangente para o estudo das desigualdades globais. Ao fazê-lo, antecipou tanto a crítica ao eurocentrismo como ao nacionalismo metodológico, apresentada pelas abordagens transnacionais e pós-coloniais, e os debates sobre o aumento das desigualdades globais em várias décadas. Este artigo liga essa primazia analítica a vários fatores: à mudança metodológica da análise dos sistemas-mundo do Estado-nação para toda a economia-mundo capitalista como uma Sociologia global inicial; e à relação entre a mudança metodológica para a crítica epistemológica e seu papel na abordagem inicial de Wallerstein às desigualdades globais. Finalmente, abordo a relação entre a autodefinição da análise dos sistemas-mundo como forma de protesto contra a ciência social dominante (e não como uma teoria) e as filiações teóricas e políticas com abordagens pós-coloniais e decoloniais, para mostrar como elas contribuíram em conjunto para identificar as desigualdades globais como tema.

Desigualdades Globais; Crítica ao Eurocentrismo; Unidade de Análise; Epistemologia; Sociologia Global


Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Centro de Recursos Humanos Estrada de São Lázaro, 197 - Federação, 40.210-730 Salvador, Bahia Brasil, Tel.: (55 71) 3283-5857, Fax: (55 71) 3283-5851 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revcrh@ufba.br