Acessibilidade / Reportar erro

EMPREENDEDORISMO: uma forma de americanismo contemporâneo? 1 1 Este artigo é fruto de pesquisa desenvolvida com o apoio de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ). Agradecemos a revisão e as considerações do Grupo de Pesquisa Classes Sociais e Trabalho da Universidade Federal de São Paulo (GPCT), no qual este artigo foi debatido. Agradecemos, em particular, a João Gabriel Pelegrini, Guilherme Henrique Guilherme e Henrique Oliveira pela ajuda substancial na preparação do artigo.

ENTREPRENEUSHIP: a form of contemporary Americanism?

ENTREPRENEURIAT: une forme d’américanisme contemporain?

O empreendedor e sua importância para o desenvolvimento histórico das sociedades capitalistas ocidentais foram objeto de análise de diversas correntes clássicas das Ciências Sociais. Contudo, com o advento do neoliberalismo, o empreendedor passou a ser redesenhado, tornando-se componente central de um novo modo de vida, marcado pela caracterização do trabalhador como proativo e criativo, e, sobretudo, que assume riscos e autogerencia suas ações no trabalho e na vida pessoal. A figura do empreendedor deixou de ser identificada como de empresário-proprietário, passando a se valorizar o empresário-de-si. Ao procurar identificar os elementos centrais das práticas e dos discursos voltados ao empreendedorismo, destacando o papel da educação e do trabalho, temos como objetivo central debater o empreendedorismo como forma de americanismo contemporâneo. Avançaremos sobre o argumento de que a concepção de empresário-de-si seria uma forma neoliberal de viver e descreveremos as consequências da consolidação desse modo de vida para a classe trabalhadora.

Trabalho Precário; Empreendedorismo; Americanismo; Neoliberalismo; Modo de Vida; Empresário-de-Si


Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Centro de Recursos Humanos Estrada de São Lázaro, 197 - Federação, 40.210-730 Salvador, Bahia Brasil, Tel.: (55 71) 3283-5857, Fax: (55 71) 3283-5851 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revcrh@ufba.br