Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos CEDES, Volume: 33, Número: 90, Publicado: 2013
  • Apresentação

    Guedes-Pinto, Ana Lúcia
  • Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica Artigos

    Vóvio, Claudia Lemos; Kleiman, Angela B.

    Resumo em Português:

    Nos discursos sobre a educação de jovens e adultos, tanto nacionais como internacionais, a alfabetização é apontada como processo fundamental para a construção de um projeto de sociedade inclusiva e democrática, constituindo-se como requisito necessário para dar continuidade à escolarização, processo que compreende o acesso a bens culturais construídos ao longo da história e a modelos culturais de ação, fundados em saberes, valores e práticas socialmente prestigiados. Porém, o panorama educacional brasileiro nos mostra que a efetivação do direito à educação com qualidade para jovens e adultos é ainda um grande desafio. Diante da complexidade inerente aos sentidos e aos modos como programas de alfabetização de jovens e adultos têm se concretizado no Brasil, este artigo tem como propósito examinar pesquisas no campo da educação de jovens e adultos, que, na última década, lançaram mão da abordagem sócio-histórica do letramento para investigar esse processo educativo. Será analisado o modo como esta abordagem tem sido incorporada na pesquisa, assim como suas consequências para a organização de políticas, programas de alfabetização e formação de professores.

    Resumo em Inglês:

    In discussions regarding youth and adult education, in Brazil and abroad, this group's beginning literacy is considered a fundamental process for building a more just and inclusive society. Basic literacy is a necessary requirement for continuing education, the process of acquiring the cultural goods and models of action founded on knowledge, values and practices that are considered legitimate by society. Yet an overview of education in Brazil shows us that quality education for young and adult groups is still a challenge. Given the inherent complexity of the meanings and ways in which basic literacy programs have been implemented in Brazil, the aim of this article is to examine the research done in the area that, in the last decade, has used a socio-historical approach (New Studies of Literacy) to investigate this educational process. We will analyze the ways in which the approach has been incorporated in research, and the consequences of such research for the formulation of policies for the organization of Youth and Adult education programs and for these teachers' education.
  • Jóvenes, familias y procesos de literacidad

    Gragnolino, Elisa; Lorenzatti, María del Carmen

    Resumo em Espanhol:

    Este capítulo recupera resultados de una investigación etnográfica que indagó sobre la problemática de los jóvenes pobres, su acceso a la escolaridad básica y la cultura escrita en Córdoba (Argentina). En este estudio se analizó de qué modo las políticas educativas se concretan en acciones específicas, cómo se articulan las propuestas escolares y de formación productiva y cuál es el lugar de la cultura escrita en ambos espacios. Desde los Nuevos Estudios de Literacidad (Literacy) abordaremos la presencia de las prácticas de cultura escrita en el aula y en los talleres productivos y las relaciones existentes entre la escuela y el ámbito familiar. En este sentido, se destaca la debilidad de las trayectorias escolares, el paso por diferentes instituciones, y la llegada a esta escuela como la última oportunidad de superar una historia de fracaso de varias generaciones sig nadas por la repitencia, la deserción, la expulsión de la escuela regular y la estigmatización.

    Resumo em Inglês:

    This chapter retrieves the results of an ethnographic research that investigated the problems of underprivileged youngsters, their access to basic education and the written culture in Córdoba (Argentina). In this research we seek to analyze how educational policies are materialized in specific actions, how school and production training proposals are articulated and the place written culture occupies in both spaces. Based on the New Literacy Studies we will approach the presence of written culture practices in the classroom and the workshops and the existing relationships between school and the family sphere. In this sense, the weakness of the school trajectory, frequently changing schools, and the arrival to this school as afinal opportunity to overcome a history of failure of various generations marked by repetitions, leaving school before legal age, expulsion and stigma are highlighted.
  • Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente Artigos

    Brandão, Ana Carolina Perrusi; Leal, Telma Ferraz; Nascimento, Bárbhara Elyzabeth Souza

    Resumo em Português:

    Com base na teoria sociointeracionista e na abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento, o artigo analisa situações de conversa sobre textos escritos em duas salas do 1º ano do primeiro ciclo do ensino fundamental. As situações foram extraídas de uma sequência didática planejada para o ensino do gênero reportagem. Os momentos de leitura e conversa sobre as reportagens conduzidos por cada professora foram audiogravados e, posteriormente, transcritos. Para a análise desses dados foram identificados os tipos de perguntas formulados pelas professoras (antes, durante e depois da leitura) e as habilidades de compreensão estimuladas nas crianças. A análise evidencia o papel fundamental da mediação docente para o desenvolvimento da compreensão de textos escritos em crianças em processo de alfabetização.

    Resumo em Inglês:

    Based on the social interactionist theory and the approach to reading instruction from the perspective of literacy, this article analyzes children talking about written texts in two first grade classes. The situations were extracted from a didactic sequence planned for teaching the news report genre. Text reading and discussion activities conducted by each teacher were audio taped and later transcribed. For the analysis of the data, the types of questions formulated by the teachers (before, during and after the reading activity) and the comprehension skills stimulated in the children were identified. The analysis clearly shows the essential role played by the teacher in the development of written text comprehension during the process of learning to read.
  • Cadernos encadeados: uma descrição sobre o encadeamento do tempo em uma turma alfabetizadora Artigos

    Paula, Flávia Anastácio de

    Resumo em Português:

    Nas últimas duas décadas tem se discutido sobre as tematizações, as normatizações e as concretizações do tema alfabetização na escola. Entretanto, poucos são os trabalhos que se dedicam às concretizações do uso do tempo escolar para mediações alfabetizadoras que levem ao sucesso. Este artigo apresenta um dos modos de como se produzem usos do tempo por uma alfabetizadora experiente. Partindo de uma proposta metodológica etnográfica, escolhemos um elemento para descrição e compreensão: os cadernos. A problemática exemplifica um dos desafios na pesquisa em alfabetização: documentar práticas, artefatos, usos atuais (ou não) significativos para as professoras no aprendizado da leitura e da escrita. A especificidade da análise adota algumas das dimensões de tempo elaboradas por Heller e recai sobre um aspecto da temporalidade: o encadeamento. Objetiva-se descrever e refletir sobre como professoras experientes organizam o tempo para ensinar.

    Resumo em Inglês:

    In the last two decades we have discussed about the thematizations, the norms and the issue of literacy achievement in school. However, there are few studies devoted to achievements related to the use of school time for mediations that lead to literacy success. Focusing on six-year-old children literacy classes, this article presents one of the ways by which time use is produced by an experienced teacher. From an ethnographic methodological perspective and examining over a year of data collection, one element was chosen for description and discussion: the notebooks. The issue illustrates one of the challenges in literacy research: documenting practices, artifacts, current uses (or not) meaningful to teachers in relation to reading and writing. The specificity of the analysis adopts some of the dimensions of time developed by Heller to approach an aspect of temporality: linking. It aims to describe and ponder how experienced teachers organize the use of time to teach.
  • A divulgação do conceito de letramento e o contexto da escola de nove anos: o que dizem as professoras alfabetizadoras? Artigos

    Tasca, Danieli Sebastiana Oliveira; Guedes-Pinto, Ana Lúcia

    Resumo em Português:

    Este artigo toma o contexto das mudanças recentes deste início do século XXI ocorridas no ensino fundamental: a inclusão das crianças de 6 anos nesse segmento da educação e, consequentemente, a ampliação para nove anos de escolarização fundamental no Brasil. Tais mudanças trouxeram efeitos no modo de organização das escolas. Um deles se mostra na adesão ao currículo ciclado. Outro que se destaca é o investimento das redes de ensino em cursos de formação continuada para seus professores. Tomando como referência uma pesquisa realizada no município de Campinas, estado de São Paulo, que tomou a escuta das professoras dos primeiros anos do ensino fundamental, traz-se para a discussão seus dizeres sobre suas práticas de trabalho. Por meio de suas narrativas podemos nos aproximar do que as professoras afirmam estar trabalhando na escola frente à organização da mesma em ciclos e de como têm elaborado as propostas de ensino da escrita no contexto da divulgação dos estudos do letramento.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on the recent changes occurred in the beginning of the 21st century regarding elementary school: the inclusion of six-year-old children in the segment and, consequently, the extension of basic education in Brazil to nine years. Such adjustments had an impact on school organization. One of them is evident by the adoption of the cyclic educational curriculum. Another change is the investment on continuous education for public school teachers. A research accomplished with literacy teachers in Campinas, in Sao Paulo state, brings to the debate their opinion on the working practices. Through their narratives we are able to understand their work in face of the organization of a cyclic educational program and their proposals regarding writing and reading in the context of literacy studies.
  • Contornos dos letramentos Caleidoscópio

    Silva, Simone Bueno Borges da
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br