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INFÂNCIA, TEMPO E ESCOLARIZAÇÃO: APROXIMAÇÕES SOBRE O TEMA NO BRASIL E NA ARGENTINA * * Este trabalho integra reflexões do projeto binacional dos Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP-BA)/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/Secretária de Políticas Universitárias (SPU) “Pesquisas em Educação no Brasil e na Argentina: Desigualdades Sociais, Subjetividade, Diversidade e Fronteiras”, da Universidade de Buenos Aires (UBA) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Childhood, time and schooling: approximation on the topic in Brazil and in Argentina

RESUMO:

Resultado de pesquisa em parceria binacional (Brasil e Argentina), este texto objetiva apresentar algumas aproximações teóricas acerca das relações entre tempo de escolarização e infância, priorizando os sistemas educativos argentino e brasileiro. Concebe-se a infância como um período de especificidades próprias e categoria social construída historicamente. Assim, destaca-se o tempo no processo de escolarização, o qual transforma crianças em alunos e alunas, especialmente na infância, percebida como momento oportuno para a formação individual e coletiva, em todos as sociedades.

Palavras-chave:
Tempo; Infância; Escolarização; Norbert Elias

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