Acessibilidade / Reportar erro

Seletividade de pesticidas registrados para a cultura do milho sobre estágios imaturos de Trichogramma pretiosum (Hymenoptera: Trichogrammatidae)

RESUMO

Trichogramma pretiosum Riley, 1879 (Hymenoptera: Trichogrammatidae) é parasitoide de ovos de lepidópteros praga no milho, Zea mays L. (Poaceae), no Brasil. Produtos químicos usados ​​na agricultura podem ser tóxicos para este agente de controle biológico. O objetivo do presente estudo foi avaliar a longevidade, parasitismo e emergência de T. pretiosum em ovos da traça da farinha, Anagasta kuehniella Zeller, 1879 (Lepidoptera: Pyralidae) tratados com soluções herbicidas com os ingredientes ativos (grupo químico) atrazina (triazinas), dicloreto de paraquate (bipiridílio) e nicosulfuron (sulfonilureia). Água destilada pura foi usada como controle negativo e a solução de um produto com λ-cialotrina + tiametoxam (piretróide + neonicotinóide, respectivamente) foi usada como controle positivo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e 10 repetições. Ovos de A. kuehniella foram armazenados por dois períodos após tratamento, 24 e 48 horas. Esses ovos foram submetidos ao parasitismo por dois períodos de submissão, 24 e 48 horas. Os resultados foram analisados ​​estatisticamente e classificados de acordo com a International Organization for Biological Control (IOBC). Atrazina e nicosulfuron reduziram a longevidade das fêmeas de T. pretiosum. Nicosulfuron e a combinação λ-cialotrina + tiametoxam reduziram o parasitismo e a emergência deste inimigo natural. O herbicida à base de dicloreto de paraquate foi o menos tóxico e, por isto, representa uma opção em potencial para o controle de plantas daninhas com baixa toxicidade ao parasitóide T. pretiosum.

Termos para indexação:
Agente de controle biológico; emergência; herbicida; longevidade; parasitismo.

Editora da Universidade Federal de Lavras Editora da UFLA, Caixa Postal 3037 - 37200-900 - Lavras - MG - Brasil, Telefone: 35 3829-1115 - Lavras - MG - Brazil
E-mail: revista.ca.editora@ufla.br