Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao uso de tecnologia assistiva para auxiliar na mobilidade entre idosos no Brasil

Resumo

Introdução

Os dispositivos de tecnologia assistiva (TA) podem ajudar idosos na mobilidade e nas interações sociais, mas o uso fora de países de alta renda é geralmente baixo.

Objetivo

Analisar os fatores associados ao uso de TA e se o uso de TA está associado a níveis mais elevados de participação social entre idosos no Brasil.

Método

A Pesquisa Nacional de Saúde – PNS 2013 no Brasil entrevistou 23.815 indivíduos com 60 anos ou mais. Análises descritivas e de regressão logística foram utilizadas para examinar a utilização de TA para auxiliar na mobilidade e participação social.

Resultados

Entre idosos com dificuldade de locomoção, 34,0% (95% IC 31,2-36,9) relataram uso de TA. A prevalência do uso de TA para se locomover aumenta com a idade: 21,4% dos 60-69 anos relataram usar TA enquanto a proporção aumenta para 58,5% entre os de 90 anos ou mais. Uso de TA está negativamente associado à participação em atividades sociais.

Conclusão

Entre idosos no Brasil com limitações de mobilidade que necessitam de adaptações adequadas de transporte e meio ambiente para engajar socialmente, o uso de TA foi associado negativamente às interações sociais. Esse resultado difere de estudos em países mais desenvolvidos.

Palavras-chave:
dispositivos assistivos; caminhada; saúde do idoso; participação social; Brasil

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br