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Agravos e incapacidades para o trabalho entre profissionais do ensino: análise dos registros oficiais no Brasil

Health disorders and disability among education professionals: an analysis of Brazilian records

Resumo

Introdução

Os profissionais do ensino compartilham mudanças no processo de trabalho advindas da incorporação de inovações tecnológicas e do cenário de precarização das relações de trabalho.

Objetivo

Descrever agravos e incapacidade para o trabalho entre os profissionais do ensino no Brasil.

Método

O estudo analisou todos os agravos/doenças de notificação compulsória e incapacidade relacionadas ao trabalho no grupo dos profissionais de ensino (CBO 23 e CBO 33) no período de 2007 a 2016, com base nas notificações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Resultados

A análise descritiva destacou maior frequência de acidentes graves, bem como acidentes com material biológico, Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), intoxicação exógena e transtorno mental. Foi registrada uma evolução temporal dos indicadores de morbidade para cada agravo de interesse e estratificação por incapacidade. As incapacidades nesta categoria estão relacionadas aos acidentes graves, LER/DORT, transtornos mentais, com predominância para o gênero feminino e com fatores condicionantes presentes no contexto do trabalho.

Conclusão

Foi possível identificar diferenças entre a pesquisa empírica e a vigilância de agravos na categoria analisada. A vigilância em saúde do trabalhador necessita de fortalecimento para que o correto dimensionamento dos agravos reflita o processo saúde/doença, assim como facilite o diagnóstico precoce e suporte às ações de prevenção para os trabalhadores.

Palavras-chave:
saúde do trabalhador; vigilância em saúde do trabalhador; pessoal de educação

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