Acessibilidade / Reportar erro

Análise da concordância entre as informações reportadas pelas mães e dos cartões de vacina das crianças no Brasil (2013 e 2015)

Analysis of the agreement between information on child vaccination reported by mothers and that on the children's vaccination cards in Brazil (2013-2015)

Resumo

Introdução

Este trabalho discute a possibilidade de utilização de informações sobre a vacinação infantil reportada pelas mães em inquéritos domiciliares para a construção de indicadores de cobertura vacinal no Brasil.

Objetivo

Avaliar o potencial das informações declaradas pelas mães sobre a imunização das crianças em inquéritos domiciliares como uma fonte para o cálculo do indicador de cobertura vacinal.

Método

Analisaram-se os indicadores de confiabilidade (precisão) e validade (concordância) entre as informações disponíveis nos cartões de vacina das crianças menores de 2 anos e as informações reportadas pelas mães em pesquisas domiciliares realizadas nos anos de 2013 e 2015 no município de Santo Antônio do Monte, Minas Gerais.

Resultados

O principal resultado mostra que, em um contexto de alta cobertura, as mães tendiam a informar sobre a vacinação de seus filhos de forma aleatória, ou seja, informações reportadas pelas mães apresentavam baixa validade.

Conclusão

Embora a coleta de informações dos cartões de vacina das crianças seja um procedimento mais custoso, essa é a forma mais adequada e confiável de se mensurar a cobertura vacinal no contexto brasileiro.

Palavras-chave:
vacinas; estudos de validação; autorreportado

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br