Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de discriminação percebida por orientação sexual nos serviços de saúde do Brasil: Pesquisa Nacional de Saúde, 2013

Prevalence of discrimination perceived by sexual orientation in Brazilian health services: National Health Survey, 2013

Resumo

Introdução

A associação entre discriminação por orientação sexual e desfechos negativos em saúde é cada vez mais estabelecida na literatura. Entretanto, poucos estudos exploram a discriminação por orientação sexual nos serviços de saúde em amostras representativas da população geral.

Objetivo

Estimar a prevalência de discriminação percebida por orientação sexual nos serviços de saúde do Brasil.

Método

Este estudo transversal utilizou dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013. A prevalência de discriminação percebida por orientação sexual nos serviços de saúde foi estimada de forma global, e sua associação com características sociodemográficas e de uso de serviços de saúde foi investigada por meio de regressão de Poisson com variância robusta que calculou razões de prevalências.

Resultados

A prevalência global do fenômeno sob investigação foi igual a 0,18%. Embora estatisticamente significativa, a magnitude das associações observadas foi tão pequena, que nenhuma das características sociodemográficas e de uso de serviços de saúde investigadas pareceu ser capaz de, pragmaticamente, influenciar o risco de uma pessoa sofrer discriminação por orientação sexual nos serviços de saúde do Brasil.

Conclusão

O estudo reforça a importância de instaurar ações de promoção do respeito à diversidade sexual nos serviços de saúde do Brasil.

Palavras-chave:
discriminação sexual e de gênero; minorias sexuais e de gênero; serviços de saúde; inquéritos epidemiológicos; Brasil

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br