Acessibilidade / Reportar erro

Association between demographic factors, anxiety and depression in smokers

Associação entre fatores demográficos, ansiedade e depressão entre tabagistas

Resumo

Introdução

O tabagismo é uma das principais causas de morte, e embora existam várias estratégias para parar de fumar, a ansiedade e a depressão podem prejudicar este processo.

Objetivo

Avaliar os níveis de ansiedade e depressão em tabagistas, ajustando os valores para possíveis variáveis de confusão, como sexo, idade, escolaridade e nível socioeconômico.

Método

Estudo transversal, amostra de 444 indivíduos avaliados em relação ao histórico de tabagismo, níveis de ansiedade e depressão pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e caracterizados conforme o perfil socioeconômico.

Resultados

Encontrou-se uma associação entre tabagismo e ansiedade (p = 0,003) e entre tabagismo e depressão (p <0,001) mesmo após ajustes para fatores de confusão (tabagismo e ansiedade: OR sexo: 2,01; OR idade: 2,56; OR escolaridade: 2,25; OR nível socioeconômico: 2,26; tabagismo e depressão: OR sexo: 4,80; OR idade: 3,13; OR escolaridade: 1,82; OR nível socioeconômico: 1,81).

Conclusão

O estudo mostrou que tabagistas apresentam altos níveis de ansiedade e depressão.

Palavras-chave:
tabagismo; ansiedade; saúde mental; psicológico; depressão

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br