Acessibilidade / Reportar erro

Carga mental em professores e suas consequências para saúde: uma revisão integrativa

Resumo

Introdução

A literatura referente ao contexto de trabalho dos professores tem documentado as condições de trabalho e seus efeitos na saúde, porém existem poucas evidências dos efeitos da Carga Mental de Trabalho (CMT) neste grupo, embora a CMT possa ser um risco psicossocial que se constrói por meio dos fatores do trabalho docente.

Objetivo

Explorar na literatura a carga mental percebida pelos professores, sua relação com as condições de trabalho e seus efeitos na saúde.

Método

Realizou-se revisão integrativa nas bases de dados Web of Science, CINAHL complete, Pubmed e Scielo, utilizando os descritores em inglês e espanhol. Os critérios de inclusão foram: estudos quantitativos, qualitativos e mistos, publicados a partir de 2013 até 2019. Além disso, foi realizado uma busca manual resgatando um estudo de relevância que abordam a temática. Os estudos foram avaliados de acordo com os níveis de evidência desenvolvidos pelo Oxford Center for Evidence-Based Medicine.

Resultados

Incluíram-se 20 artigos que foram organizados em categorias de análise: condições laborais dos professores, efeitos do trabalho na saúde, carga mental percebida e sugestões para a saúde ocupacional.

Conclusão

As características do contexto docente incluem fatores específicos da CMT, incluindo a intensidade laboral, tempo de trabalho deficiente, ruído, elevado número de estudantes, relações interpessoais de baixa qualidade, falta de estabilidade no trabalho e falta de recursos.

Palavras-chave:
Riscos Ocupacionais; Docentes; Saúde do Trabalhador

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br