Acessibilidade / Reportar erro

Ação política na terapia ocupacional: uma revisão integrativa

Resumo

Introdução

A ação política é inerente a todos os processos cotidianos tanto para a manutenção da hegemonia quanto para novos projetos na sociedade.

Objetivo

Compreender a discussão sobre a ação política na bibliografia em terapia ocupacional.

Metodologia

Foi realizada uma revisão integrativa da literatura produzida nos últimos cinco anos e indexada nas bases de dados Web of Science, SciELO, Scopus e Lilacs. Se utilizaram as combinações de procura política AND “terapia ocupacional”, em espanhol e português; e “Occupational Therapy”AND (politic OR policy OR policies), em inglês. O processo se baseou na proposta PRISMA para a identificação, seleção e elegibilidade, assim como para a análise documental.

Resultados

Foram encontrados 14 artigos em cinco revistas, três delas da América do Sul. Explicitou-se que as discussões sobre a ação política foram desenvolvidas principalmente no Sul. Os documentos foram analisados sob quatro categorias: hegemonia, resistência, tensões e contradições, que foram identificadas nas construções conceituais e nas práticas descritas. Emergiram duas disputas sobre a ação política dos e das terapeutas ocupacionais: uma primeira relacionada com a profissão e a segunda com o lugar político do terapeuta ocupacional.

Conclusão

É imperativo propor a construção de novas hegemonias no interior das ações profissionais, que também são ações políticas. Igualmente, é necessário avançar em desenvolvimentos epistemológicas, ontológicos, éticos e políticos que sustentem os novos sentidos comuns propostos. A terapia ocupacional social, no Brasil, mostra avanços nesse sentido.

Palavras-chave:
Política; Terapia Ocupacional; Ética

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br