Acessibilidade / Reportar erro

Validade e confiabilidade do Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS) para crianças brasileiras

Resumo

Introdução:

O envolvimento da prática centrada no cliente requer instrumentação adequada que permita as participações da criança e da família na definição das metas de tratamento.

Objetivo:

O objetivo do presente trabalho foi realizar estudo piloto da versão traduzida Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), assim como determinar a validade e a confiabilidade deste instrumento para uso clínico com crianças brasileiras.

Método:

Oitenta crianças de seis a nove anos de idade (40 crianças de escolas públicas e 40 crianças de escolas particulares), bem como seus cuidadores e professores, completaram o PEGS.

Resultados:

As crianças compreenderam tanto as figuras quanto os procedimentos da entrevista. Cuidadores e professores não relataram dificuldades na compreensão dos questionários. Gênero, idade e tipo de escola não tiveram influência significativa nas pontuações das crianças. Porém, as respostas à dois itens do estudo piloto, parecem ter sido influenciadas pela cultura, ; mas pôde ser resolvida com explicação extra. A estabilidade das metas foi mantida, e as crianças, cuidadores e professores pareceram compartilhar pontos de vista em comum com relação às habilidades gerais das crianças.

Conclusão:

O PEGS tem potencial para uso clínico com crianças brasileiras; no entanto, os profissionais devem estar conscientes de que alguns itens requerem instruções adicionais. A utilidade do PEGS, como ferramenta para promover a prática centrada no cliente entre terapeutas ocupacionais brasileiros, deve ser investigada.

Palavras-chave:
Reprodutibilidade dos Testes; Autoavaliação; Metas; Crianças

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br