Acessibilidade / Reportar erro

O Teatro do Oprimido é uma estratégia potente para quê? Uma experiência do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas

Resumo

Introdução

Na perspectiva de formação para a construção de práticas pertinentes a um modelo de atenção embasado pela lógica psicossocial, que tem como norte a produção de cidadania, autonomia e inclusão social, utilizamos como proposta de intervenção no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Redes, junto a um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, as técnicas do Teatro do Oprimido, para promover o protagonismo dos participantes e possibilitar a identificação e o enfrentamento de suas necessidades e das diversas situações de opressão que vivenciaram.

Objetivo

Buscamos apresentar o trabalho realizado com as técnicas do Teatro do Oprimido e refletir sobre a sua potencialidade no contexto da Atenção Psicossocial.

Método

Trata-se de um relato de experiência em que foi utilizado o método da narração descritiva para apresentar o processo de realização das oficinas e, posteriormente, as situações e intervenções ocorridas nas oficinas e processos das mostras.

Resultados

A proposta resultou em três mostras do Teatro do Oprimido, “iniciando um caminho contra as opressões”, “desvelando opressões”, e “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!”.

Conclusões

A atuação com o Teatro do Oprimido no CAPS-ad se configurou como um trabalho de caráter clínico e político, com atuação sobre a realidade concreta dos protagonistas de suas próprias histórias encenadas. A potencialidade dessa experiência em busca da cidadania contribuiu no sentido de provocar reflexões e críticas que podem vir a qualificar ações em prol do paradigma psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS).

Palavras-chave:
Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental; Opressão Social; Autonomia Pessoal; Participação da Comunidade

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br