Função principal
|
Construção visomotora. |
Funções secundárias
|
Atenção e práxis. |
Nome da atividade
|
Construindo o modelo com cadarço. |
Tempo de duração
|
Aproximadamente 20 min. |
Descrição da atividade
|
O participante deve passar o cadarço no sapato/tênis conforme o modelo apresentado. |
Objetos utilizados e suas propriedades
|
Computador ou smartphone, sapato/tênis, cadarço e mesa de apoio. |
Os objetos podem remeter a atividade cotidiana, papéis ocupacionais passados ou ocupações rompidas. |
Demandas de espaço
|
Ambiente bem iluminado, sem ruídos ou grandes estímulos auditivos, com acesso à Internet. |
Demandas Sociais
|
Espera-se que o participante olhe para o modelo e passe o cadarço com o mínimo de mediação e no menor tempo possível. |
Sequência, regulação temporal e padrões
|
1- Observar o modelo exposto na tela; |
2- Seguir o passo a passo da atividade, conforme as imagens; |
3- Passar o cadarço no sapato; |
4- Mostrar o resultado; |
5- Tirar dúvidas e receber correção ao final da atividade. |
A atividade dura aproximadamente 20 min e deve acontecer durante o treino cognitivo no horário combinado. |
Habilidades necessárias
|
Habilidade motoras: Alinhamento, Estabilidade, Posicionamento, Alcance, Inclinar, Preensão, Manipulação, Coordenação, Mover, Sustentação, Calibração Refinamento, Fluidez, Resistência e Ritmo. |
Habilidade processuais: Ritmo, Foco, Atenção, Escolhas, Aplicabilidade, Manipulação, Indagação, Iniciativa, Continuidade, Sequenciamento, Finalização, Busca/Localização, Organização, Restabelecer, Deslocamento, Recados/respostas, Ajustamento e Acomodação. |
Habilidade de interação social: Abordagem/início, Conclusão/finalização, Produção de discurso, Gesticulação, Fala fluente, Movimento durante interação, Olhar, Auto posicionamento, Regulação, Questionamentos, Replicar, Desenvoltura, Expressão de emoções, Discordância, Agradecimento, Transição, Tempo de resposta, Tempo de duração, Revezamento, Jogo de linguagem, Esclarecimento, Reconhecimento e incentivo, Empatia, Prestar Atenção, Apropriação e Benefícios. |
Funções corporais necessárias
|
Funções Mentais Específicas: Alto Nível Cognitivo, Atenção, Memória, Percepção, Função mental para o sequenciamento de movimentos complexos, Emocional e Experiência de si e do tempo. |
Funções Mentais Globais: Consciência, Orientação, Temperamento e Personalidade, Energia e Disposição e Sono. |
Funções Sensoriais: Função Visual, Função Auditiva, Função Vestibular, Função Proprioceptiva, Função Tátil e Sensibilidade para temperatura e pressão. |
- Funções neuromusculoesqueléticas e relacionadas ao movimento: Mobilidade articular, Estabilidade articular, Força muscular, Tônus muscular, Resistência muscular, Reflexos motores, Reações de movimentos involuntários e Controle do movimento voluntário. |
Funções dos sistemas cardiovascular, hematológico, imunológico e respiratório: Função do sistema cardiovascular, hematológico e imunológico, Função do sistema respiratório e Funções e sensações adicionais dos sistemas cardiovascular e respiratório. |
Funções da voz e da fala: Funções da voz e da fala. |
Estruturas do corpo: Estrutura do sistema nervoso, Olhos, ouvidos e estruturas relacionadas, Estruturas envolvidas na voz e na fala, Estruturas dos sistemas cardiovascular, imunológico e respiratório, Estruturas relacionada ao movimento e Estruturas da pele e afins. |
Riscos para a segurança
|
- Constrangimento. |
- Frustração. |
Adaptabilidade para promover a participação
|
- Regular o tom de voz; |
- Dar exemplos de como fazer a atividade; |
- Utilizar recursos virtuais (gifs, vídeos) para o passo a passo; |
- Aumentar o tamanho da imagem; |
- Utilizar um passador de cadarço. |
Gradação
|
Facilitadores: Utilizar gifs para os passos; utilizar setas para indicar o caminho, numerar linhas e colunas; fazer junto. |
Desafiadores: Ter tempo para finalizar; não permitir tentativa e erro; ter vários níveis de dificuldade. |
Pontuação
|
1 - É incapaz de reproduzir o modelo; |
2 - Reproduz o modelo conectando apenas duas linhas; ou reproduz o modelo por tentativa e erro; usa gifs como mediação. |
3 - Reproduz corretamente; ou conecta mais de duas linhas. |