Acessibilidade / Reportar erro

O telemonitoramento como estratégia de intervenção da terapia ocupacional com crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista no contexto pandêmico

Resumo

Introdução

A terapia ocupacional tem atuado na perspectiva do cotidiano dos sujeitos e de seus modos de viver, tendo em vista as transformações, impactos e consequências geradas pela pandemia da COVID-19. Dentre as possibilidades de atuação do terapeuta ocupacional, tem-se o telemonitoramento.

Objetivo

Relatar a experiência de um projeto de extensão universitária no que tange ao telemonitoramento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Método

A equipe do projeto é composta por uma docente do departamento de terapia ocupacional e alunas de pós-graduação e graduação. Foi realizado um levantamento das demandas e interesses das famílias, sendo posteriormente selecionados treze crianças e dois adolescentes para as ações de telemonitoramento.

Resultados

As intervenções visaram à organização do cotidiano, rotina e orientação familiar. Aponta-se que o cuidado ofertado não se restringiu ao núcleo familiar, de forma que também foi realizado acompanhamento regular e apoio às equipes escolares.

Conclusão

O telemonitoramento possibilitou a continuidade do cuidado, promovendo o acolhimento, escuta qualificada e orientação, com base no que tem sido proposto pelas diretrizes de cuidado e políticas públicas.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Transtorno do Espectro Autista; Telemonitoramento; Infecções por coronavírus

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br