Acessibilidade / Reportar erro

Pacientes pediátricos e cannabis medicinal: novas tendências

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Apesar do uso ancestral de canabinoides em adultos, a segurança e eficácia na população infantil não é clara. O impacto da cannabis no cérebro em desenvolvimento é desconhecido1. Embora estudos realizados em adultos possam oferecer informações sobre o perfil de eficácia/toxicidade da cannabis, há necessidade de estudos específicos em crianças e adolescentes para compreender o impacto da cannabis no cérebro em desenvolvimento, bem como os potenciais efeitos a longo prazo do uso de cannabis. O objetivo deste estudo foi trazer uma visão abrangente e discussão crítica sobre o tema.

CONTEÚDO:

Foi elaborada uma revisão narrativa baseada em pesquisas nas bases de dados Pubmed, Medline e Scielo, com temática aberta e revisão de literatura seletiva no contexto da população pediátrica.

CONCLUSÃO:

A pesquisa atual sobre o impacto do uso da cannabis medicinal em crianças e adolescentes permanece limitada4, o que reforça a necessidade de estudos robustos sobre essa população.

Descritores:
Câncer; cannabis medicinal; Pediatria

DESTAQUES

O impacto da cannabis no cérebro em desenvolvimento é desconhecido.

O papel do sistema endocanabinoide na mediação da função neural e cognitiva não está restrito à gestação ou na primeira infância.

Há necessidade de estudos robustos sobre segurança e eficácia na população pediátrica.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br