Acessibilidade / Reportar erro

Dor crônica neuropática: qualidade de vida, sintomas depressivos e distinção entre os sexos

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor neuropática é uma dor crônica que pode se apresentar junto com comorbidades, como interferências no sono e ansiedade. O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto da dor crônica neuropática e suas comorbidades na qualidade de vida e sintomas depressivos, comparando esse impacto entre os sexos.

MÉTODOS:

Foram incluídos 30 pacientes do sexo feminino e 30 do sexo masculino. Os instrumentos utilizados foram: entrevista semiestruturada com questões sociodemográficas, questionário de qualidade de vida World Health Organization Quality of Life-BREF, Inventário Beck de Depressão, sinais e sintomas da dor através do questionário Leeds Assessment of Neuropathic Symptoms and Signs, escala analógica visual e adesão farmacológica pelo teste de Morisky-Green.

RESULTADOS:

Em relação a qualidade de vida, o domínio físico foi o mais acometido e apenas o domínio psicológico apresentou diferença estatística entre os sexos (p=0,031). Os sintomas depressivos foram observados em 56,7% dos pacientes, sem diferença significante entre os sexos (p=0,830). A mediana de intensidade dolorosa foi 8,0 pontos, indicando dor intensa nesses pacientes. A adesão farmacológica foi menor nas mulheres que nos homens, respectivamente, em 7 (23,3%) e 11 (36,7%) pacientes (p=0,260).

CONCLUSÃO:

A presença de dor neuropática e suas comorbidades impacta negativamente a qualidade de vida e está relacionada com sintomas depressivos, com prevalência semelhante nos dois sexos, apesar de as mulheres apresentarem maior impacto na qualidade de vida.

Descritores:
Depressão; Distribuição por sexo; Dor crônica; Qualidade de vida

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br