Acessibilidade / Reportar erro

A prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em acadêmicos de um centro universitário: associação de quadros emocionais

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Pesquisas recentes alertam que acadêmicos do curso de graduação estão mais suscetíveis a situações de estresse devido à necessidade de exercer diversas habilidades, esse fator é um potencial desencadeador da síndrome da disfunção da articulação temporomandibular (DTM). Diante disso, surge a necessidade de evidenciar, mediante estudos científicos, o fato de que os estudantes jovens podem mostrar-se mais vulneráveis para o desenvolvimento de ansiedade e estresse, estando também associada a incidência e/ou desenvolvimento do bruxismo e da DTM. O objetivo deste estudo foi descrever a intensidade dos sintomas de ansiedade, depressão, estresse e caracterizar a presença e gravidade dos sintomas de DTM em acadêmicos de odontologia.

MÉTODOS:

A amostra foi de 118 acadêmicos. Todos preencheram o questionário e Índice Anamnésico de Fonseca (IAF) e a versão reduzida da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), os quais fornecem informações relevantes sobre a amostra investigada e permitiu adquirir dados epidemiológicos acerca de sintomas de DTM, fontes de risco associadas e repercussão sobre a qualidade de vida. Os dados foram tabulados e categorizados. Apresenta-se a análise estatística descritiva e associação linear entre as escalas.

RESULTADOS:

Em resposta ao DASS-21, as três subescalas demonstraram que 51% dos indivíduos apresentam algum nível de depressão; 54% algum grau de estresse e 61% algum nível de ansiedade. A presença de sintomas de DTM está presente em 67% da amostra. Houve uma associação linear entre a intensidade dos sintomas das três subescalas da DASS-21 com a gravidade dos sintomas pelo IAF.

CONCLUSÃO:

As informações e resultados obtidos no presente estudo revelaram prevalência de sinais de ansiedade e sintomas de DTM em acadêmicos do curso de Odontologia.

Descritores:
Ansiedade; Depressão; Estresse psicológico; Odontologia; Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular

DESTAQUES

Relação da ansiedade e da disfunção temporomandibular (DTM) em acadêmicos de cursos da saúde;

Existência e gravidade dos sintomas de DTM;

Os profissionais de saúde apresentam elevados níveis de ansiedade.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br