Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de tecnologia educativa para manejo não farmacológico da dor neonatal

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

As experiências dolorosas repetidas no período neonatal podem ter efeitos deletérios em curto e longo prazos, assim como desencadear padrões anormais de comportamento e processamento sensorial. Na assistência à saúde, o uso de tecnologias educacionais pode facilitar o acesso à informação e auxiliar no manejo da dor no recém-nascido. O objetivo deste estudo foi construir e validar uma tecnologia educativa do tipo folder para orientar mães de recém-nascidos internados em alojamento conjunto sobre alívio da dor neonatal.

MÉTODOS:

Estudo do tipo metodológico desenvolvido em cinco etapas: diagnóstico situacional, revisão de literatura, construção do folder, seleção dos juízes e validação da tecnologia, no período de setembro de 2019 a dezembro de 2020.

RESULTADOS:

A tecnologia educativa desenvolvida foi um folder intitulado “métodos não farmacológicos para aliviar a dor do bebê”. A validação revelou um nível de concordância mínima de 0,78 e máxima de 1. O Índice de Validade do Conteúdo geral do folder foi de 0,86, considerando o folder validado. Na avaliação dos especialistas, o material educativo foi considerado enriquecedor e esclarecedor e seu uso poderá fortalecer a prática da educação em saúde.

CONCLUSÃO:

A tecnologia educativa mostrou ser válida quanto à aparência e ao conteúdo para orientar e estimular a participação materna no manejo da dor do recém-nascido submetido a procedimentos dolorosos no alojamento conjunto.

Descritores:
Dor; Estudo de validação; Recém-nascido; Tecnologia educacional

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br