Acessibilidade / Reportar erro

Comparação do limiar pressórico de dor no assoalho pélvico em mulheres com e sem dismenorreia primária

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dismenorreia primária é caracterizada como uma menstruação com quadros álgicos em mulheres sem doenças associadas, cujos pontos de dor são investigados classicamente no abdômen. Entretanto, sabe-se que o assoalho pélvico também pode ser comprometido pela dismenorreia primária e pode ser fonte de hiperatividade dessa musculatura. O objetivo deste estudo foi comparar o limiar pressórico de dor no assoalho pélvico de mulheres com e sem dismenorreia primária.

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo observacional, com abordagem quantitativa e de caráter transversal com mulheres jovens. A amostra constituiu de 20 mulheres divididas em dois grupos: com dismenorreia primária (n=10) e sem dismenorreia primária (n=10). O Questionário Adaptado de Avaliação foi aplicado para a coleta dos dados sobre as características do ciclo menstrual, seguido de uma avaliação do limiar pressórico do assoalho pélvico das participantes com o dinamômetro manual Microfet 2 HHD.

RESULTADOS:

Não houve diferença significativa no limiar de dor à pressão entre os grupos no lado esquerdo (p=0,156) e lado direito (p=0,198) do assoalho pélvico.

CONCLUSÃO:

Nesta amostra de mulheres, a ocorrência ou não de dismenorreia primária não foi associada ao aumento do limiar pressórico de dor do assoalho pélvico.

Descritores:
Diafragma pélvico; Dismenorreia; Mulheres

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br