Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos contextuais e individuais relacionados à dor osteomuscular em adultos do sul do Brasil

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor gera consequências negativas na vida pessoal e social dos indivíduos. O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre dor osteomuscular e aspectos individuais e contextuais em adultos do sul do Brasil.

MÉTODOS:

Análise transversal de um estudo de coorte de base populacional (n=571). A dor osteomuscular foi avaliada através da versão adaptada e traduzida para o Brasil do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO). Na análise multivariável, as variáveis foram ajustadas entre si levando em consideração os dois níveis: contextual e individual.

RESULTADOS:

A prevalência de dor osteomuscular foi de 71,1% (IC 95%:66,4-75,4). Na análise ajustada estiveram associados a maior dor osteomuscular em nível contextual: menor renda, menor apoio social da vizinhança e menor ação social. Em nível individual estiveram associados o sexo (feminino), maior idade, menor escolaridade, menor apoio social e morbidades (≥3).

CONCLUSÃO:

Os achados desta pesquisa evidenciaram alta prevalência de dor osteomuscular. A ação social no nível contextual permaneceu no modelo após ajustamento, essa associação sugere a contribuição dos fatores socioambientais em desfechos de saúde.

Descritores:
Dor; Dor musculoesquelética; Estudos transversais

RESUMO GRÁFICO

DESTAQUES

Análise transversal de um estudo de coorte de base populacional;

Foi realizada uma análise de dados multivariável;

Modelagem utilizada foi realizada com base em um modelo conceitual de determinação.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br