Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da auriculoterapia na dor e função sexual de mulheres com dismenorreia primária

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Dismenorreia é caracterizada por dor na região abdominal e pélvica, de origem crônica e cíclica, associada à menstruação, mais prevalente em mulheres em idade reprodutiva, e ocorre na adolescência após o inicio dos ciclos ovulatórios. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da auriculoterapia nos níveis de dor e na função sexual de mulheres com dismenorreia primária.

MÉTODOS:

Estudo clínico longitudinal, prospectivo, controlado randomizado e cego com abordagem quantitativa, realizado em 168 alunas de uma instituição de ensino superior.

RESULTADOS:

Os grupos controlados na análise intragrupos não apresentaram resultados significativos sobre a dor, enquanto um dos experimentais apresentou valores significativos. Nos dados intergrupos, apenas os controlados e um experimental apresentaram valores significantes. Em relação à análise da função sexual feminina, nenhum dos grupos apresentou valores significativos.

CONCLUSÃO:

A auriculoterapia mostrou-se benéfica em relação à redução do nível de dor.

Descritores:
Acupuntura; Auriculoterapia; Dismenorreia; Medicina Tradicional Chinesa

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br