Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento conservador versus cirúrgico em pacientes com hérnia de disco lombar

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A hérnia de disco é frequente na população, com cerca de 5 a 10 casos anualmente em cada 1.000 adultos. O tratamento pode ser feito de modo conservador ou cirúrgico. O objetivo deste estudo foi avaliar cada uma destas técnicas.

CONTEÚDO:

Realizou-se uma revisão integrativa de literatura, objetivando elucidar qual tratamento proporciona maiores benefícios a curto, médio e longo prazo para os pacientes com hérnia de disco lombar. Dos 4.941 artigos encontrados, 4.852 foram excluídos pelo título, 75 pelo resumo e 14 foram selecionados para o estudo. Dos 14 estudos analisados, 10 consideraram a conduta conservadora como mais benéfica aos pacientes e 4 consideraram a conduta cirúrgica mais benéfica.

CONCLUSÃO:

O tratamento cirúrgico é uma boa opção para os casos em que os pacientes apresentam dores debilitantes e que necessitam de alívio rápido da dor. Entretanto, a longo prazo, não há superioridade da cirurgia em relação ao tratamento conservador.

Descritores:
Deslocamento do disco intervertebral; Dor lombar; Procedimentos cirúrgicos

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br