Acessibilidade / Reportar erro

Intervenções musicais e musicoterapia no tratamento da dor: revisão de literatura

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A musicoterapia é uma abordagem que promove efeitos positivos sobre a cognição, os aspectos emocionais, psíquicos e sociais, favorecendo a qualidade de vida. Também ajuda a controlar sintomas psíquicos e físicos, como ansiedade, depressão e dor, além de promover o relaxamento e o prazer, bem como fortalecimento das relações interpessoais. A influência da música na dor ainda é tema com resultados pouco esclarecedores na literatura. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos das intervenções musicais e da musicoterapia no tratamento da dor aguda ou crônica.

CONTEÚDO:

Foi realizada revisão da literatura dos últimos 10 anos nas bases de dados LILACS e Scielo entre agosto e setembro de 2020, a qual incluiu artigos de revisão da literatura ou revisão sistemática.

CONCLUSÃO:

A música pode minimizar a dor, porém, os resultados mostram que há controvérsia nos trabalhos analisados sobre o papel analgésico da música sobre a dor. Há controvérsia sobre os efeitos da musicoterapia ou de intervenções musicais sobre a dor, bem como sobre seus efeitos adversos. Isso pode estar relacionado aos métodos e seus resultados com baixa evidência científica.

Descritores:
Analgesia; Dor; Música; Musicoterapia; Terapêutica; Terapias complementares

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br