Acessibilidade / Reportar erro

Alterações musculoesqueléticas e dor em pacientes portadores da síndrome de Parsonage Turner: revisão integrativa

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A síndrome de Parsonage Turner (SPT) é rara, com incidência de 2 a 3 casos por 100.000 habitantes ao ano. Apresenta-se com dor intensa e auto restritiva, desaparecendo após semanas, seguida de fraqueza muscular. O objetivo deste estudo foi descrever as alterações musculoesqueléticas, variações musculares e quadro doloroso afetados pela síndrome.

MÉTODOS:

Revisão integrativa nas bases de dados LILACS, Scielo e Pubmed. Os critérios de inclusão estabelecidos foram estudos de casos, séries de casos, ensaios clínicos e estudos de coortes nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados entre 2010 e 2020, que abordaram as alterações musculares e dor causadas pela SPT.

RESULTADOS:

Foram analisados sete artigos científicos que preencheram os critérios de inclusão, com amostra total de 183 pacientes com idade entre 7 e 65 anos de idade.

CONCLUSÃO:

Geralmente os pacientes apresentam alterações dos nervos interósseo posterior, interósseo anterior, axilar, torácico longo e supraescapular, atrofia muscular das regiões de deltoide, supraespinhal e infraespinhal, com quadro álgico de duração média de 15 dias em região de ombro e escápula.

Descritores:
Dor musculoesquelética; Neurite do plexo braquial; Síndrome de Parsonage Turner

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br