Acessibilidade / Reportar erro

Tipo de lócus de controle da dor relacionado ao nível de dependência e depressão em idosos

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O lócus de controle (LC) da dor é a percepção do indivíduo sobre o controle da dor. A investigação da relação entre LC, dependência e depressão em idosos é de grande importância dada a alta prevalência de doenças crônicas nessa população. O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre LC de dor em idosos, o grau de dependência e a prevalência de depressão.

MÉTODOS:

Noventa e um indivíduos idosos com idade superior a 60 anos foram selecionados na Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Lavras e Região (AAPIL), e todos os participantes passaram por uma anamnese abrangente para descrever e caracterizar efetivamente a amostra. A Escala Multidimensional de Lócus de Controle da Saúde foi usada para avaliar a percepção de dor, a Escala de Depressão Geriátrica Yesavage para determinar a prevalência de depressão e o Índice de Katz para avaliar a capacidade funcional. O teste Qui-quadrado foi utilizado para analisar variáveis nominais com nível de significância de 95%.

RESULTADOS:

A maioria dos idosos participantes (83,5%) relatou sentir dor crônica, enquanto 85,7% não tinham suspeita de depressão. O controle interno foi o tipo de LC mais prevalente entre os participantes, não havendo relação significativa entre LC de dor e depressão.

CONCLUSÃO:

Os achados sugerem que o tipo de LC da dor relatado pelos idosos participantes deste estudo não interferiu significativamente a probabilidade de depressão. Esses resultados contribuem para a compreensão da relação entre LC, dependência e depressão entre pacientes idosos e podem auxiliar em intervenções para melhorar sua qualidade de vida.

Descritores:
Depressão; Dor; Idosos

DESTAQUES

Estudo transversal que reflete o perfil psicossocial associado ao lócus de controle da dor em indivíduos idosos.

Apresentação de resultados relevantes sobre o problema global da alta prevalência de dor crônica em idosos.

Evidências que chamam a atenção para a importância de uma avaliação abrangente de pessoas idosas.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br